sexta-feira, 28 de setembro de 2007

SR. café está inconformado com a pequenez humana


ALMA GÊMEA


Segundo os ditados populares, existe neste mudo enorme que vivemos uma única pessoa que se encaixa com outra. Mas como é enlouquecida esta idéia e difícil, é como procurar uma agulha em um palheiro, algumas pessoas denominam esta busca como uma busca pela alma gêmea. Ou seja, um ser que completa o outro onde de duas pessoas tornar-se-ão uma só pessoa.
Mas o mais curioso é que durante os anos ouvimos historias diversas sobre esta busca, historias com final feliz e histórias que não tem um final esperado, histórias e mais histórias tudo para procurar esclarecer o que é uma alma gêmea e como saber encontrá-la e ou como detectar quando ela estiver próxima não perdendo a chance de lutar por ela.
Um fato em comum que eu observei durante meus 30 anos de vida é que em geral as pessoas que afirmam ter encontrado sua cara metade, não a encontraram, mas geralmente, passaram a olhar para uma pessoa que já era próxima e que já tinha certa amizade e ou intimidade com um olhar diferenciado o que resultaria em um encantamento e ou como diriam os americanos “in Love”. Ou seja, as pessoas passam a vida em busca do que está próximo... Curioso né?
Mas o que poderíamos definir como amor e como deve ser mágica e surreal a experiência de encontrar alguém especial o bastante para completar suas carências e ou falhas. Será que depois de um certo tempo acaba nascendo uma mesmice ou uma rotina?
Se houvesse a necessidade de se fazer uma escolha entre sua cara metade ou um relacionamento sem grandes emoções qual escolha é mais sensata?
Segundo o romance “alma de pássaro, de margarida pinto” uma autora portuguesa esta nos deixa com esta pergunta fatal, mas se mostra mais inclinada a buscas sensatas, amor seguro como diz em sua obra.
Porem uma pequena duvida: será que ao encontrarmos nossa cara metade também não existe segurança e amor só que dosados de acordo com a necessidade dos amantes (personagens), será que as atribulações da vida acabam sendo suaves por que se sabe que tem ao seu lado que te apóia e acredita em seu potencial, sem interesse algum, apenas por que ama e quer ver a pessoa amada realizada e feliz.
Quem tem a autoridade de dizer o que é certo e o que é errado, quem tem o poder e o esclarecimento pra decidir pelo outro sobre a vida do outro e sobre seus desejos e ambições.
Mas tem casais que sofrem represálias, porque a crueldade humana é muito complexa, pois tem indivíduos que não toleram o outro ter sucesso e ou estar bem. Agora fazer intrigas é alem de ser uma atitude infantil, é uma atitude onde faz com que se tenha pena destes indivíduos por que se acham tão superiores, mas no fundo são incompetentes e egoístas que ao invés de se alegrar pelo sucesso alheio, prefere fazer intriga para que possa assistir de camarote a desgraça e infelicidade alheia.
Triste não?
Mas o que é do homem o bicho não come...
Ou seja, por mais que haja indivíduos dispostos a boicotar e sacanear a vida alheia, a justiça sempre prevalece, para os justos, para os indivíduos que nasceram para se completar e ou para quem luta e batalha para buscar o pote de ouro no fim do arco-íris – felicidade.
Estes indivíduos são felizes por que além de batalhar pela dona felicidade, possuem dignidade e estão colhendo os frutos de uma vida. Sim, a pequenez humana muitas vezes não permite refletir assim, que tal tentar?



PS: autoria MELISSA DE FATIMA ANTUNES - psicologa