sexta-feira, 1 de janeiro de 2010



A MESMA PESSOA E DUAS OPINIÕES DISTINTAS

Nesta virada do ano novamente Maria Eduarda teve um gesto carinhoso do destino para aliviar um pouco da sua auto – culpa. Que favorece sua rigidez interna, sentou-se na mesa próxima de Duda uma família cujo patriarca era de uma sensibilidade e carinho impar.
Que somente de observar o comportamento de Maria Eduarda junto com seus pais no jantar numa churrascaria para celebrar a virada do ano. O mais curioso alem da sensibilidade de observar que ela fotografou-se para não atrapalhar e nem ter que incomodar quem não aprecia fotografia.
Pequenos momentos onde Duda foi recriminada por seus progenitores, sua risada alta onde sua mãe diz ser forçada e que é a forma que ela tem de chamar a atenção. Seu bom humor e sua expressividade no falar e contar fatos.
Mas também este patriarca teve a gentileza de elogiar sem grandes interesses até porque também estava acompanhado por sua família, mas este observou como foi tão estranho um homem e duas mulheres sendo que estes mal conversavam: o patriarca de cabelos brancos como a neve pediu desculpas mas disse que parecia que Duda era a esposa do seu pai e sua mãe a amante e ela a boba que estava sendo traída na cara dura e ainda sorrindo.
O Sr. café havia dito que seria deprimente pois os pais de Duda são muito bizarros e tem suas crenças irracionais e criaram um mundinho paralelo onde quem não se encaixa, não é boa gente.
Esta passagem de ano parecia um velório, naquele momento cansativo que um ser começa a contar piadas pra descontrair o ambiente que não tem como ser melhor. O jantar também não tinha como ser animado, o pai de Duda invocava com todos os garçons e o que não fizeram ou o porquê fizeram mas fizeram tudo errado.
A mãe de Maria Eduarda ficou “passando mal” por que comeu o que não cai bem, ai a pergunta por que comeu ? Mas outra pergunta que não pode faltar porque toda data comemorativa a mãe de Duda tem mal estares ligado com sua saúde física aparente, será que não é ela que sempre está querendo chamar a atenção?
Mas claro que o que atrapalha é o desejo de Duda de fumar cachimbo e isso que é chamar a atenção pra si, se não fosse pelo gentil e sensível patriarca de cabelos cor de neve a entrada de ano de Duda teria sido caótica.
Maria Eduarda nunca se anulou tanto como fez nesta virada de ano, não degustou tabaco como tem sido de praxe, não riu e distraiu , falou asneiras, voltou cedo pra casa e claro foi ver TV , ler , e jogar seus joguinhos no celular (seu novo hábito).
Poderíamos comparar está ultima semana de Duda que esteve na casa dos seus pais como a princesa Rapunzel que ficou presa durante anos, depois ainda Duda é a culpada de ser individualista e cruel. Onde estes que a conhecem (ou deveriam) tem tido sensibilidade e gratidão por está que se anulou para estar junto de quem não quer viver neste mundo?
O Sr. café disse pra Duda: “querida, pense que é um sinal que tudo será diferente neste ano que se inicia!” Este pensamento é o que conforta Duda.