sexta-feira, 9 de novembro de 2007

reflitam ...


PORQUE NÃO?




Como muitas vezes almejamos obter as nossas pequenas realizações e quando não ocorre como esperávamos ou não conquista o resultado almejado, nos frustramos, existe um sentimento de fracasso e incompetência, como reação a frustração: gritamos, brigamos com tudo e todos, mas no fundo este desgosto é de ordem pessoal.

Então inicia uma fase onde o seu melhor amigo é sua consciência e sua melhor companhia e você mesmo.

Duvido que haja alguém no mundo que nunca desejou ter poderes mágicos e poder assim consertar o que não lhe agrada, mas o grande consolo é que a da grande fragilidade dos homens e sua impotência abrange a todos sem distinção alguma. Porem muitas vezes acreditar num mundo surreal facilita o convívio com as adversidades e gera esperança de conquistar os sonhos e objetivos mais complexos, por isso muitos dizem que o mundo mágico existir apenas dentro de cada um.

Como o fato de em algumas situações desejar ter poderes super poderosos e vencer todo mal e injustiça que cai sobre cada um.

Existe a diferença entre não aceitar a realidade e lutar pra conquistar o que almeja e simplesmente assumir o papel de vitima da vida e ficar esperando suas conquistas “caírem do céu”.

Observamos que hoje é comum o individuo justificar suas atitudes ou a sua omissão por conta de problemas no seu passado. É fácil culpar o outro por sua insatisfação e nada fazer para mudar a realidade que é desagradável.

O grande problema da não aceitação da própria frustração muitas vezes favorece que o individuo se feche como uma concha, acreditando que a solução de todos os “problemas”, é você se abster da convivência social e ou paralisar – não fazer nada para modificar a realidade que não lhe satisfaz.

Maria Eduarda muitas vezes foi condenada por ser impetuosa e assumidamente ir a buscas dos seus ideais doendo a quem doer (claro que nossa heroína tem caráter e escrúpulos, que não tem o habito de derrubar alguém para se erguer).

Mas a ousadia e o não temor do olhar alheio, juntamente com as lições que a vida ensinou a Duda, fizeram com que ela se tornasse dura e rígida e que em muitas vezes chega a repelir as pessoas que te querem bem. Ou como já chegou a ouvir que a muralha da china é mais fácil de escalar que adentrar ao seu interior.

Exceto o Sr. Café que tem total confiança e credibilidade com Maria Eduarda, afinal ele nunca deu motivos para que Duda viesse a temer suas atitudes.

Não que Maria Eduarda esteja 100% certa da forma como conduz sua vida, é claro que provavelmente perdeu a oportunidade de conhecer pessoas novas por ficar se preservando mais do que o necessário lógico que devemos ser cautelosos e sempre refletir e buscar a auto preservação interna, mas cautela não é sinônimo de isolamento ou de frieza, evitar a socialização não é sinônimo de cautela, mas de burrice por que você deixa de aprender e de somar com alguém por não permitir que este alguém se aproxime de ti (mesmo que os motivos que te mobilizam para tal atitude sejam racionalmente compreensivos).

Devemos nos perguntar sempre (diz o Sr. Café a Duda): PORQUE NÃO?

Duda e suas reflexões sobre relaconamentos amorosos, seus e casos que tomou conhecimento ...


SILENCIO PAIRA NO AR!


Quebrar barreiras é tão difícil.

Quando amamos alguém, muitas vezes abdicamos de ter o amado ao seu lado por amá-lo tanto que por amor respeita as decisões do seu amado por mais duras, mesmo que haja a necessidade de estar separado do seu amado, acreditando que as decisões não foram as mais acertadas, mas o amor tudo suporta.

Lutar por quem amamos é uma atitude nobre e muito delicada. O grande dilema está em ser feliz a custas de um preço alto e muitas vezes as pessoas acreditam muito pouco em si mesmas que fica difícil lutar por outra pessoa se não acredita nem em si mesmo como vou me dedicar e investir num relacionamento onde posso ter que pagar um preço alto para poder estar junto do meu amado, se não aposto nem em mim mesmo (a).

Complicado né?

Certa vez eu ouvi que se reconhece o seu amado (a) logo quando se conhecem... Após a primeira troca de olhares que inicialmente não possui intenção alguma internamente sabe-se que haverá uma resistência inicial, mas o mais importante é se permitir se realizar.

Ir atrás da felicidade e permitir-se ser feliz, mesmo sabendo que haverá dificuldades e desafios.

Quando se descobre que é melhor coisa que a vida pode te oferecer, é a possibilidade de cuidar de alguém, onde a realização do ser amado vale ouro.

A arte de amar é permitir se cuidar e saber cuidar do outro com zelo e afinco afim de que o mundo pare de girar e crie-se uma película que encobre os amantes parecendo que o mundo é só deles e que nada mais importa. Tudo é permitido em prol do bem estar do seu amor.